Lançamento do GPT-4.5

Veja, abaixo, o que a OpenAI disse sobre o GPT-4.5 em seu lançamento ocorrido no dia 27 de fevereiro de 2025:

Apresentando o GPT-4.5

Uma prévia de pesquisa do nosso modelo GPT mais potente. Disponível para usuários Pro e desenvolvedores em todo o mundo.

Estamos lançando uma prévia de pesquisa do GPT-4.5 — nosso maior e melhor modelo para bate-papo até o momento. O GPT-4.5 é um passo à frente no aumento da escala do pré-treinamento e do pós-treinamento. Ao escalar o aprendizado não supervisionado, o GPT-4.5 melhora sua capacidade de reconhecer padrões, estabelecer conexões e gerar insights criativos sem reasoning (raciocínio).

Testes iniciais mostram que interagir com o GPT-4.5 parece mais natural. Sua base de conhecimento mais ampla, capacidade aprimorada de seguir a intenção do usuário e maior “QE” o tornam útil para tarefas como aprimorar a escrita, programação e resolver problemas práticos. Também esperamos que ele tenha menos alucinações.

Estamos compartilhando o GPT-4.5 como uma prévia de pesquisa para entender melhor seus pontos fortes e limitações. Ainda estamos explorando do que ele é capaz e estamos ansiosos para ver como as pessoas o usarão de maneiras que talvez não tenhamos previsto.

Escalonando o aprendizado não supervisionado

Avançamos nas capacidades de IA escalando dois paradigmas complementares: aprendizado não supervisionado e reasoning (raciocínio). Estes representam dois eixos da inteligência.

  • Escalonar o reasoning (raciocínio) ensina os modelos a pensar e produzir uma chain of thought (cadeia de pensamento) antes de responder, permitindo que eles lidem com problemas complexos de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) ou lógica. Modelos como OpenAI o1 e OpenAI o3-mini avançam este paradigma.
  • O aprendizado não supervisionado, por outro lado, aumenta a precisão e a intuição do modelo do mundo.

O GPT-4.5 é um exemplo de escalonamento do aprendizado não supervisionado ao aumentar a computação e os dados, juntamente com inovações de arquitetura e otimização. O GPT-4.5 foi treinado em supercomputadores Microsoft Azure AI. O resultado é um modelo que tem um conhecimento mais amplo e uma compreensão mais profunda do mundo, levando à redução de alucinações e mais confiabilidade em uma ampla gama de tópicos.

Escalonando o paradigma GPT

GPT-4.5 (2025)

Qual foi a primeira língua?

Não sabemos exatamente qual foi a primeira língua e os cientistas acreditam que provavelmente nunca saberemos com certeza porque as línguas faladas surgiram muito antes de existirem registros escritos.

Aqui está o que sabemos:

  • Nenhuma “primeira língua” única: As línguas provavelmente se desenvolveram gradualmente em diferentes grupos de humanos aproximadamente na mesma época, dezenas ou mesmo centenas de milhares de anos atrás.
  • Origem na África: A maioria dos cientistas concorda que a língua falada provavelmente surgiu pela primeira vez entre humanos na África, talvez há mais de 100.000 anos.
  • Proto-línguas: Em vez de uma única língua, os humanos provavelmente começaram com uma comunicação simples que evoluiu para línguas mais complexas. As primeiras formas de linguagem provavelmente incluíam gestos, sons e sinais para expressar ideias e emoções básicas.
  • Perdida para a história: Como a fala não deixa registro fóssil direto e a escrita surgiu relativamente recentemente (cerca de 5.000 anos atrás), não temos como saber exatamente como soavam as primeiras línguas.

Hoje, os linguistas estudam as línguas existentes para entender como elas evoluíram ao longo de milhares de anos, mas a identidade exata da primeira língua da humanidade permanece — e provavelmente sempre permanecerá — um mistério.

Treinamento para colaboração humana

À medida que escalamos nossos modelos e eles resolvem problemas mais complexos, torna-se cada vez mais importante ensiná-los uma maior compreensão das necessidades e intenções humanas. Para o GPT-4.5, desenvolvemos novas técnicas escaláveis que permitem treinar modelos maiores e mais poderosos com dados derivados de modelos menores. Essas técnicas melhoram a steerability (capacidade de direção), a compreensão de nuances e a conversa natural do GPT-4.5.

A combinação de uma compreensão profunda do mundo com uma colaboração aprimorada resulta em um modelo que integra ideias naturalmente em conversas calorosas e intuitivas que estão mais sintonizadas com a colaboração humana. O GPT-4.5 tem uma melhor compreensão do que os humanos querem dizer e interpreta dicas sutis ou expectativas implícitas com maior nuance e “QE” (quociente emocional). O GPT-4.5 também mostra uma intuição estética e criatividade mais fortes. Ele se destaca em ajudar na escrita e no design.

Casos de uso

  • Ajuda em um momento difícil

GPT-4.5

Estou passando por um momento difícil depois de reprovar em uma prova

Ah, sinto muito em ouvir isso. Reprovar em uma prova pode ser bem difícil e desanimador, mas lembre-se, é apenas um momento — não um reflexo de quem você é ou de suas capacidades. Quer conversar sobre o que aconteceu ou você só precisa de uma distração? Estou aqui de qualquer maneira.

GPT-4o

Estou passando por um momento difícil depois de reprovar em uma prova

Sinto muito em saber que você está passando por um momento difícil. Aqui estão algumas coisas que você pode considerar:

  • Refletir e entender: Tente analisar o que pode ter dado errado. Foi falta de preparação, gerenciamento de tempo durante a prova ou talvez um mal-entendido do material? Entender a causa raiz pode ajudá-lo a abordá-la no futuro.
  • Buscar apoio: Converse com alguém em quem você confia — amigos, familiares ou um orientador escolar. Eles podem oferecer uma perspectiva diferente e, às vezes, apenas falar sobre seus sentimentos pode ser atenuante.
  • Falar com seu professor ou professora: Eles podem fornecer insights sobre onde você pode ter errado e oferecer conselhos sobre como melhorar. Eles também podem oferecer oportunidades para trabalhos de recuperação ou crédito extra.
  • Desenvolver um plano de estudo: Com base em suas reflexões, crie um plano para melhorar seus hábitos de estudo. Isso pode incluir definir horários de estudo regulares, dividir o material em partes gerenciáveis ou encontrar novos métodos de estudo que funcionem melhor para você.
  • Manter-se positivo e perdoar a si mesmo: Erros e contratempos fazem parte da vida. É importante ser gentil consigo mesmo e reconhecer que o fracasso é um trampolim para o sucesso.
  • Concentrar-se na visão geral: Lembre-se de que uma prova é apenas uma parte de sua jornada educacional. Haverá muitas outras oportunidades de se sair bem.

Se precisar de mais apoio ou recursos, considere entrar em contato com os serviços de apoio educacional de sua instituição ou com recursos de saúde mental se estiver se sentindo particularmente sobrecarregado. Você não está sozinho nisso e as coisas podem melhorar com o tempo e o esforço.

O GPT-4.5 mostra maior “QE” (quociente emocional) e sabe quando convidar a mais conversas em vez de fornecer ao usuário informações extensivas.

Reasoning (Raciocínio) mais forte no horizonte

O GPT-4.5 não pensa antes de responder, o que torna seus pontos fortes particularmente diferentes dos modelos de reasoning (raciocínio) como o OpenAI o1. Comparado ao OpenAI o1 e OpenAI o3-mini, o GPT-4.5 é um modelo mais geral e inatamente mais inteligente.

Acreditamos que o reasoning (raciocínio) será uma capacidade central dos modelos futuros e que as duas abordagens de escalonamento — pré-treinamento e reasoning (raciocínio) — se complementarão.

À medida que modelos como o GPT-4.5 se tornam mais inteligentes e conhecedores por meio do pré-treinamento, eles servirão como uma base ainda mais forte para reasoning (raciocínio) e agentes que usam ferramentas.

Segurança

Cada aumento nas capacidades do modelo também é uma oportunidade de tornar os modelos mais seguros. O GPT-4.5 foi treinado com novas técnicas de supervisão que são combinadas com o supervised fine-tuning (SFT – ajuste fino supervisionado) tradicional e métodos de reinforcement learning from human feedback (RLHF – aprendizado por reforço a partir de feedback humano) como aqueles usados para o GPT-4o. Esperamos que este trabalho sirva como base para alinhar modelos futuros ainda mais capazes.

Para testar a fundo nossas melhorias, realizamos um conjunto de testes de segurança antes da implantação, de acordo com nosso Preparedness Framework (Estrutura de Preparação). Descobrimos que o escalonamento do paradigma GPT contribuiu para melhorias de capacidade em todas as nossas avaliações. Estamos publicando os resultados detalhados dessas avaliações no system card (cartão do sistema) que acompanha.

Como usar o GPT-4.5 no ChatGPT

A partir de hoje, os usuários do ChatGPT Pro poderão selecionar o GPT-4.5 no seletor de modelos na web, em dispositivos móveis e desktops. Começaremos a implementar para os usuários Plus e Team na próxima semana, e para os usuários Enterprise e Edu na semana seguinte.

O GPT-4.5 tem acesso às informações mais recentes e atualizadas com pesquisa, suporta uploads de arquivos e imagens e pode usar o Canvas para trabalhar em redação e código. No entanto, o GPT-4.5 atualmente não oferece suporte a recursos multimodais como o Modo de Voz, vídeo e compartilhamento de tela no ChatGPT. No futuro, trabalharemos para simplificar a experiência do usuário para que a IA “simplesmente funcione” para você.

Como usar o GPT-4.5 na API

Também estamos apresentando o GPT-4.5 em versão prévia na Chat Completions API, Assistants API e Batch API para desenvolvedores em todos os níveis de uso pago⁠ (abre em nova janela). O modelo suporta recursos importantes como function calling (chamada de função), Structured Outputs (saídas estruturadas), streaming (fluxo contínuo) e mensagens do sistema. Ele também suporta recursos de visão por meio de entradas de imagem.

Com base em testes iniciais, os desenvolvedores podem achar o GPT-4.5 particularmente útil para aplicações que se beneficiam de sua maior inteligência emocional e criatividade — como auxílio à escrita, comunicação, aprendizado, treinamento e brainstorming. Ele também demonstra fortes capacidades em planejamento e execução agentivos, incluindo fluxos de trabalho de codificação de várias etapas e automação de tarefas complexas.

O GPT-4.5 é um modelo muito grande e com uso intensivo de computação, tornando-o mais caro⁠ do que o GPT-4o e não um substituto para ele. Por causa disso, estamos avaliando se devemos continuar a disponibilizá-lo na API a longo prazo, enquanto equilibramos o suporte às capacidades atuais com a construção de modelos futuros. Estamos ansiosos para aprender mais sobre seus pontos fortes, capacidades e potenciais aplicações em ambientes do mundo real. Se o GPT-4.5 oferecer valor exclusivo para o seu caso de uso, seu feedback desempenhará um papel importante na orientação de nossa decisão.

Conclusão

Com cada nova ordem de magnitude de computação, surgem novas capacidades. O GPT-4.5 é um modelo na fronteira do que é possível em aprendizado não supervisionado. Continuamos a nos surpreender com a criatividade da comunidade ao descobrir novas habilidades e casos de uso inesperados. Com o GPT-4.5, convidamos você a explorar a fronteira do aprendizado não supervisionado e descobrir novas capacidades conosco.


Pesquisa, Edição, formatação e finalização:
Werney A. Lima, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 – 07:58 (sexta-feira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *