A História da IA 

Um breve cronograma de alguns eventos importantes na trajetória evolutiva da Inteligência Artificial.

1943

McCullock & Pitts publicam um artigo intitulado ‘A Logical Calculus of Ideas Immanent in Nervous Activity'(Um Cálculo Lógico de Ideias Imanentes na Atividade Nervosa), propondo as bases para redes neurais.

O Teste de Turing, onde um avaliador humano participa de uma conversa em linguagem natural entre uma máquina e um humano.

1950

Turing publica ‘Computing Machinery and Intelligence'(Máquinas de Computação e Inteligência), propondo o Teste de Turing como uma forma de medir a capacidade de uma máquina.

1951

Marvin Minsky e Dean Edmonds constroem o SNAR, o primeiro computador de rede neural.

1956

A Conferência de Dartmouth, organizada por McCarthy, Minsky, Rochester e Shannon, é realizada, marcando o nascimento da IA como campo de estudo.

1957

Rosenblatt desenvolve o Perceptron: a primeira rede neural artificial capaz de aprender.

1965

Weizenbaum desenvolve o ELIZA: um programa de processamento de linguagem natural que simula conversas.

1967

Newell e Simon desenvolvem o General Problem Solver (GPS), um dos primeiros programas de IA a demonstrar resolução de problemas semelhante à humana.

1974

O primeiro inverno da IA começa, marcado por uma queda no financiamento e interesse na pesquisa em IA devido a expectativas irrealistas e progresso limitado.

1980

Sistemas especialistas ganham popularidade, com empresas utilizando-os para previsões financeiras e diagnósticos médicos.

1986

Hinton, Rumelhart e Williams publicam ‘Learning Representations by Back-Propagating Errors'(Aprendendo Representações por Propagação de Erros), permitindo treinar redes neurais muito mais profundas.

Redes Neurais: Modelos de aprendizado de máquina que imitam o cérebro, aprendendo a reconhecer padrões e fazer previsões por meio de conexões artificiais entre neurônios.

1997

O Deep Blue da IBM derrota o campeão mundial de xadrez Kasparov, marcando a primeira vez que um computador vence um campeão mundial em um jogo complexo.

Processamento de Linguagem Natural: Ensina computadores a entender e usar a linguagem humana usando técnicas como aprendizado de máquina.

2002

A iRobot lança o Roomba, o primeiro aspirador robô doméstico produzido em massa com um sistema de navegação alimentado por IA.

2011

O Watson da IBM derrota dois ex-campeões do Jeopardy.

2012

A startup DeepMind desenvolve uma rede neural profunda que pode reconhecer gatos em vídeos do YouTube.

DeepMind foi adquirida pelo Google em 2014 por US$ 500 milhões.

O Facebook cria o DeepFace. Um sistema de reconhecimento facial que pode reconhecer rostos com precisão quase humana.

2015

O AlphaGo, desenvolvido pela DeepMind, derrota o campeão mundial Lee Sedol no jogo Go.

2017

O AlphaZero do Google derrota os melhores  softwares específicos para jogar xadrez e shogi(é um jogo de tabuleiro japonês semelhante ao xadrez) do mundo em uma série de partidas.

2020

A OpenAI lança o GPT-3, marcando um avanço significativo no processamento de linguagem natural.

2021

O AlphaFold2 da DeepMind resolve o problema protein-folding(proteínas), abrindo caminho para novas descobertas de medicamentos e avanços médicos.

2022

O Google demite o engenheiro Blake Lemoine por suas afirmações de que o Modelo Linguístico do Google para Aplicações em Diálogo (LaMDA) era consciente.

2023

Artistas entram com uma ação coletiva contra Stability AI, DevianArt e Midjourney por seu uso da Difusão Estável para remixar as obras protegidas por direitos autorais de milhões de artistas.

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